Vivência na Alfabetização

Por Gi Germano em 20/09/2023 às 09:31:35

Vivências na Alfabetização

Vivência na Alfabetização

Capítulo 2

Há mais de trinta anos conheço a História da Abelhinha!

Cantar as músicas de cada personagem estimula o som inicial de cada letra, uma delícia ensinar as crianças com esta história...

Ao iniciar a música " A.a.a. faz a abelhinha com uma asa só fica engraçadinha..." as crianças ficam atentas para ouvir as m[músicas seguintes que apresentarão o restante das vogais.

Eu tenho os carimbos e cartazes, mas como gosto de artesanato, fiz os personagens com massa de biscuit e os dedoches em feltro para que as aulas ficassem mais lúdicas.

Os Amigos da Abelhinha são as vogais e consoantes que surgem de acordo com a história seguindo uma sequência .

A História da Abelhinha é um método fônico de autoria de Alzira Sampaio Brasil da Silva, Lúcia Marques Pinheiro e Risoleta Ferreira Cardoso, educadoras com ampla experiência de ensino e pesquisa em alfabetização, elas criaram o método com evidência na memorização dos sons. Para aplicar o método era preciso o Guia do Mestre e o Guia de Aplicação, o personagem principal é uma abelhinha, que tem grande importância no enredo da história encontrando vários amigos (letras do alfabeto).

Durante muitos anos utilizei a História da Abelhinha com as turmas da alfabetização, e em 2024 continuo com os atendimentos psicopedagógicos voltados para Alfabetização, biblioterapeuta e retorno como alfabetizadora, desta vez, com base nos estudos e evidências da Neurociência.

A neurociência tem explicado os processos de alfabetização com evidências cientificamente fundamentadas, os estudos ultrapassam os processos neurobiológicos alcançando a importância da interação e contribuição entre os aspectos neurobiológicos e ambientais / socioemocionais.

Na escrita alfabética, na língua portuguesa, as letras representam fonemas (sons que marcam distinção em uma língua). Ao ler associamos a palavras escrita associar (sequência de letras) a seu significante sonoro (pronúncia da palavra/imagem acústica), ativando o significado necessário à compreensão de palavras, expressões, textos.

Nada de achismo para que a alfabetização tenha seu segmento com início, meio e fim!


Até o próximo artigo!

Fonte: Gi Germano (Alfabetizadora/Psicopedagoga/Biblioterapeuta Infantil e Juvenil)

Zion
Luxhoki